quinta-feira, 26 de março de 2015

Bento e o terror noturno


Terror Noturno



   

Meninas, estava querendo fazer esse post pra vocês há uns dias já, mas queria ter tempo para escrever com calma, e com a correria acabava adiando. Vamos la!

Algumas crianças, á partir dos 09 meses de idade, apresentam um distúrbio de sono conhecido como "terror noturno". Já havia falado sobre isso por alto no Instagram, mas foi só agora que estou passando por isso com o Bento que entendi o quanto pode nos enlouquecer.

Durante uma crise de terror noturno, a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama e se debater. Mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos, ou ate mais de meia hora, e depois que passa, a criança volta a dormir. No dia seguinte, não irá se lembrar de nada. O terror noturno é diferente de um pesadelo, pois no caso dos sonhos, a criança se lembra o motivo de estar assustada, já no terror noturno ela volta a dormir e não se lembrará de nada ao acordar.

Nos momentos em que o episódio ocorre, nosso primeiro instinto é abraçar, conversar, tentar acorda - los e faze - los entender que estamos ali e que está tudo bem, porem esse comportamento pode prolongar o ocorrido. O melhor a fazer é ficar por perto para garantir que não se machuquem, e esperar que passe.

Com o tempo, os bebês vão aprendendo a "ligar" as fases do sono, e com isso chega ao fim essas noites de tormenta na vida de qualquer mãe. Por hora estamos assim por aqui... aguardando. Há uns 15 dias que o Bento acorda em pânico por volta da 00:00 e depois por volta de 3h da manhã, senta na cama e chora sem motivo aparente por uns 10 minutos. Até começar a pesquisar sobre o terror noturno eu tentava acalma - lo de todos os modos possíveis, mas nada adiantava. Essa semana surtei de madrugada e comecei a chorar junto com ele, e foi então que resolvi que leria mais sobre o assunto e entenderia de vez sobre o que se tratava. Confesso que estou mais tranquila e preparada depois que me informei... é complicado lidar com isso no meio da madrugada, onde 10 minutos parecem 10 horas, mas não tem o que ser feito, é mais ou menos como as cólicas dos recém nascidos, quando o único remédio é aguardar que o intestino deles amadureça.

Vamos seguindo nesse ritmo de madrugadas agitadas por aqui... e vamos dando notícias.


Informações retiradas do site BabyCenter.










Um comentário:

  1. Nossa! Deve ser super tenso pra vc, como mãe, viver isso. Eu nunca passei por isso com a Juju....

    ResponderExcluir