quarta-feira, 11 de março de 2015

Sai berço, entra caminha.

Quando chegamos da maternidade, logo na primeira noite, coloquei o Bento na cama junto comigo. Ele mamava de hora em hora, e nós dois sentíamos necessidade de ficar junto, sentindo ainda o calor da nossa união, mesmo que fosse em corpos diferentes agora. Seguimos assim até 1 ano, com algumas poucas tentativas frustradas de coloca-lo no berço, mas confesso que foram frustradas por culpa minha. Sempre voltava atrás por carência, saudade de nossas noites, praticidade, etc. Foi com 1 ano e 2 meses, com o desmame dele, que finalmente a independência noturna chegou por aqui. Bento sempre foi um bebê independente em todos as outras áreas, mas para dormir ainda ficava grudado no peito (farei outro post sobre o desmame). Com os novos hábitos, o berço finalmente começou a ser usado... mas com 1 ano e 2 meses de atraso. Não me arrependo da cama compartilhada, meu unico arrependimento foi ter comprado um berço, e não uma cama king size, rs. Tudo ia muito bem na nova rotina do sono, mas comecei a perceber que ele não estava curtindo ir para o berço e não ter autonomia para subir e descer, acordava estressado, ia dormir triste... então aos 16 meses de idade do Bento decidi que estava na hora de desmontar o bendito e dar lugar a caminha. Foi a melhor decisão que tomamos! Desde a primeira noite ele dormiu bem, e sempre pede pra ir deitar (nem sempre pra ir dormir, rs). Comprei essa mantinha do mickey toda em microfibra porque ele ama esse material, fica se esfregando no cobertor igual a um filhote e depois dorme, é muito fofo! E isso só ajudou mais a transformar a hora de dormir em um momento prazeroso pra ele. Ja estamos assim há 1 semana, e parece que sim, aposentamos de vez o berço e não tem mais nenem nessa casa, rs. Nas primeiras noites juntei a caminha à nossa cama, para que ele se acostumasse com ela, e agora ja dorme separado numa boa. À noite coloco proteção para que ele não caia, e forro o chão também, mas ainda não tivemos acidentes. Acho que o mais importante na hora de fazer essa mudança em casa é observar a própria criança e suas necessidades. Tem os que se sentem habituados e seguros com o berço, e tem os que anseiam por liberdade e independencia, e então acabam se adaptando super rápido à caminha. Boa sorte pra vocês 😘

3 comentários:

  1. Que legal Mari, realmente não existe mais bebê na tua casa! hahahaha que delícia...que quarto de menino!! :)
    Aqui em casa só vou tirar quando nos mudarmos (provavelmente em setembro). Eric ama o berço e a atividade que ele mais ama fazer antes de dormir é passar os dedos entre as grades e ficar fazendo esse movimento para frente e para trás! rsrsrsrs
    Aqui nunca dividimos a cama porque o Eric é (desde que nasceu) muito individualista e simplesmente não gosta de invasão de espaço. Então ele sempre amou ter a própria cama, ou seja, o berço! rsrsrsrs
    Estou ansiosa para saber como ele vai reagir a essa mudança, ansiosa para a transição de quarto de bebê para um quarto de criança...muitas emoções nos aguardam!! rsrsrsrsrs
    Mas que bom que o sono por ai melhorou, que bom que ele se encantou com a caminha...é tão bom quando vemos eles reagirem bem e de forma ¨madura¨ a uma nova fase, neh?! Coração de mãe palpita forte! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Aiiin, por aqui imagino que será tenso, pois só consegui que ele dormisse no berço, nas sonecas. De noite, ainda compartilhamos a cama pois ele é grudado no peito.

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Eu passei a Juju pra cama quando ela começou a ficar em pé no berço e tentar escalar. O berço ficava embaixo de uma janela, então, fiquei com muito medo. Peguei ela tentando dar "tchau" pras pessoas umas duas vezes e resolvi abolir o berço. Coloquei a cama na outra parede e pronto!

    Ela nunca tinha caído da cama até nos mudarmos para a casa da minha mãe (quando meu pai faleceu). Aí, ela passou a dormir com a minha mãe e acabou caindo da cama uma vez.... Mas, depois, nunca mais....

    Acho que agora, com a chegada do irmão, de repente, ela se anima pra dormir no quarto dela.... Com o irmão... Quem sabe?!

    Eu tb comprei jogo de cama especial pra ela...

    Vamos ver...

    ResponderExcluir