Follow by Email

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Introdução alimentar e receitas de comidinhas

Meninas, ja temos no Instagram o #pratodobento com varias comidinhas que fiz pra ele desde o inicio da introdução alimentar, mas resolvi juntar algumas aqui e falar um pouquinho sobre como foi esse processo de apresentação das frutas e papinhas com o Bento.



Aos 5 meses e meio Bento passava a manhã na casa da minha mãe, e eu desde seus 4 meses tirava leite com a bombinha para que ele continuasse no aleitamento materno exclusivo, porém a quantidade que eu conseguia tirar era em media de uns 300ml, e isso passou a não ser mais o suficiente para ele. Tentamos o leite artificial mas ele recusava e chorava de fome ate a hora de eu chegar, passei a ficar mega nervosa por deixa-lo sozinho e com fome de manhã, então em uma das consultas com a pediatra dele expliquei a situação e juntas decidimos iniciar as frutas. Comecei com banana, depois mamão, maçã, pera... e a aceitação dele foi tão boa, mas tão boa que em 4 ou 5 dias ele passou a berrar sempre que nos via comendo algo. Sempre tive muito leite, ele não chorava por fome quando estava comigo, chorava por querer comida mesmo, e então após 5 dias de frutas eu iniciei as papinhas salgadas. Desde o primeiro dia eu apenas amassei a comida (amassava MUITO, ate quase cair a mão), para que ele se acostumasse com a textura e com os movimentos de mastigação. Temperava todas as comidinhas com alho, cebola, salsinha, cebolinha... enfim, todo tipo de temperinho natural afinal, papinha de nenem não precisa ser sem gosto, muito pelo contrário, nessa fase em que eles estão ''pegando gosto pela coisa'' precisamos caprichar e deixa-los sentir bem o gosto de tudo o que faz bem! Aos poucos fui aumentando o tamanho de tudo, e assim ele foi aprendendo a mastigar até chegar na consistencia da comida de todos da casa, isso por volta de uns 11 ou 12 meses!

Vou deixar aqui algumas idéias de comidinhas, e colocarei das mais recentes até as primeiras que fiz, quando ele ainda tinha 5 ou 6 meses, assim da para atender á um maior número de mamães!

Abaixo temos batata, cenoura, e abobrinha cozidas, brócolis e rúcula refogados no azeite extra virgem, alho e cebola, arroz cozido junto com beterraba, feijão azuki e bifinho de filet mignon feito com um fio de azeite.

 Esse é um dos pratos preferidos do Bento! Macarrão a bolonhesa com brócoli, cenoura e abobrinha. Super rapido e gostoso!

Abaixo temos cenoura, chuchu e batata cozidos, repolho, repolho roxo, brocolis e espinafre refogados no azeite extra virgem, alho e cebola, arroz, feijão carioquinhae peito de frango (que coloquei depois da foto porque ainda não estava pronto).


Abaixo temos chuchu, cenoura , abobrinha, abóbora, couve flor, arroz, feijão azuki, espinafre, tomate sem pele e sem semente e peito de frango desfiado. Tudo temperado com salsinha, alho, cebola e azeite extra virgem.


Abaixo temos abóbora, ervilha inteira, espinafre, batata doce. cenoura, carne, arroz e chuchu.


Abaixo temos Lentilha, arroz, batata baroa, abobrinha, espinafre, cenoura e carne. Temperado com alho e salsinha.


Abaixo temos batata baroa (ou mandioquinha), abobora, brocolis, arroz branco, frango e caldo de feijão vermelho.


Abaixo temos batata doce, abobrinha, frango e macarrão integral. Foi a refeição de um dia em que ele estava dodói e mais enjoadinho para comer.


Abaixo temos berinjela, arroz negro, cenoura, batata, musculo e brócolis. Tudo temperado com alho e salsinha.


Abaixo temos feijão branco, batata baroa, cenoura, espinafre, musculo e macarão integral. Temperado com alho, cebola e salsinha



Abaixo temos batata inglesa e baroa, cenoura e lentilha. Temperado com alho e salsa. Essa comidinha foi uma das primeiras que dei ao Bento, e ele amooou!


Abaixo temos batata inglesa e baroa, cenoura, abobrinha e brócolis. Foi uma das primeiras tambem, e após ficar pronta amassei tudinho para ficar na textura da comidinha acima.


Abaixo temos batata baroa, lentilha, agrio, macarrão e frango.


Abaixo temos feijão branco, batata baroa, cenoura e musculo. Uma das primeiras que ele comeu tambem!




Bom, acho que dá para ter uma ideia de algumas combinações e ajudar a sair da rotina com a papinha dos pequenos. Para quem quiser ver todas as comidinhas, sobremesas, lanches, etc, e só ir na hashtag #pratodobento que tem bastante coisa por lá também.

Beijocas, meninas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário